1ª sessão da MESA no Sábado, 8 Outubro

A MESA terá a sua primeira sessão no dia 8 de Outubro de 2022, entre as 15h e as 17h no Mercado das Culturas (Mercado do Forno do Tijolo) e tem como objetivo pensar em soluções, exteriores às lógicas do lucro e da mercantilização, que possam colmatar questões de fundo como a alimentação, a energia, a habitação, o transporte, a cultura, a educação, a solidariedade, entre tantas outras. Quer-se um espaço autónomo onde as comunidades se possam encontrar, conhecer, comunicar e construir um pensar comum.

No passado dia 24 de Setembro, tiveram lugar as Jornadas de Arroios no Liceu Camões. Ao longo do dia, cerca de 100 pessoas participaram nas diversas oficinas temáticas com o objetivo não apenas de discutir soluções para problemas comuns, mas também de se estabelecerem relações e ligações entre moradores, trabalhadores e frequentadores da zona de Arroios e não só. Na parte da manhã, tiveram lugar as oficinas sobre Crise Alimentar e Transição Energética. Na primeira, juntaram-se várias pessoas e coletivos da zona de Arroios e arredores, que praticam alternativas na área da alimentação: cooperativas integrais e de distribuição, cantinas solidárias, hortas comunitárias, entre outras. Debateram-se possibilidades e estratégias para proporcionar e ter acesso a uma alimentação saudável, justa e sustentável, à escala do bairro. Em paralelo, teve lugar a oficina sobre Transição Energética nos Bairros, que se iniciou com uma série de apresentações sobre a atual crise energética e climática, e terminou com uma discussão sobre possíveis estratégias e ações para responder ao aumento dos preços da energia e diminuir a dependência relativamente aos mercados de eletricidade.

Após uma pausa para o almoço, as conversas continuaram com a oficina “Uma outra forma de vida – convite para uma conversa sobre organização”. Diversas pessoas (membros de coletivos ou não) partilharam as suas experiências de trabalho e ativismo em coletivos sociais, políticos e culturais, dando origem a uma discussão sobre que estratégias e métodos usar na hora de decidir, trabalhar e organizar em conjunto. A terminar o dia, teve lugar a oficina “Cultura, associativismo e (sobretudo) outr*s coisas”, onde diversos coletivos e pessoas da zona de Arroios partilharam as suas experiências, desejos e necessidades específicas na área da cultura. Foi enunciada a hipótese de possíveis colaborações de forma a ultrapassar dificuldades comuns.

As Jornadas de Arroios estiveram inseridas no processo de construção da Mesa de Solidariedade e Autonomia (MESA) de Arroios, um espaço mensal de encontro e discussão aberto a todas as pessoas que vivem, trabalham e frequentam os bairros de Arroios (e áreas circundantes) com o objetivo de colocar em prática projetos e iniciativas que permitam resolver necessidades identificadas em comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo