Por uma MESA de Solidariedade e Autonomia em Arroios

Depois do anúncio das crises que aí vinham, vivemos finalmente no tempo onde os seus efeitos se começam a sentir. A crise climática e os seus incêndios, secas e temperaturas extremas; a crise energética que se traduz numa crise económica com aumento abrupto do preço de bens e serviços essenciais. E, finalmente, a falência dos serviços públicos, depois de anos austeridade.

Mas, mesmo que esta seja uma amostra do que está para vir uma coisa é certa: tudo se tornará mais difícil e incomportável enquanto as cidades, os bairros e as comunidades estiverem divididas perante as crises, por isso estas devem ser enfrentadas de forma social, coletiva e a partir da base. Tal aconteceu em múltiplos lugares no decurso da crise pandémica, quando incontáveis comunidades se organizaram para apoiar quem mais precisava: montando cantinas espontâneas para a distribuição de refeições grátis, deixando comida nas esquinas de quase todos os bairros ou criando redes de entreajuda que prestaram assistência a quem não se podia deslocar.

Na prática, estas iniciativas demonstraram que existe uma capacidade de organização ágil e eficaz que pode resolver muitos problemas de primeira linha em momentos de crise e hoje, mais que nunca, é necessário potenciar estes processos.

No entanto, para que estas respostas de primeira urgência se transformem em algo mais sólido e duradouro é necessário que se articulem com o território habitado, frequentado e trabalhado por todos.

Nesse sentido, torna-se urgente pensar em soluções, exteriores às lógicas do lucro e da mercantilização, que possam colmatar questões de fundo como a alimentação, a energia, a habitação, o transporte, a cultura, a educação, a solidariedade, entre tantas outras, em espaços autónomos onde as comunidades se possam encontrar, conhecer, comunicar e construir um pensar comum.

Por isso, no dia 8 de Outubro de 2022, no Mercado das Culturas, terá lugar a primeira sessão da Mesa de Solidariedade e Autonomia de Arroios (MESA), um espaço mensal de encontro e discussão aberto a todas as pessoas que vivem, trabalham e frequentam os bairros de Arroios (e áreas circundantes) com o objetivo de colocar em prática projetos e iniciativas que permitam resolver necessidades identificadas em comum.


Jornadas de Arroios em Setembro
Com o objetivo de começar a preparar a MESA, durante o mês de Setembro, terão lugar as Jornadas de Arroios, um momento de encontro aberto a toda a freguesia, onde se começarão a desenhar propostas, partilhar conhecimentos e experiências, estimular encontros e, acima de tudo, discutir e pensar em conjunto. Este evento terá lugar no dia 24 de setembro no Liceu Camões com um programa diverso: oficinas, sessões de discussão, construção coletiva de propostas e formação.

Cada oficina terá um tema específico, escolhido e trabalhado em conjunto, e abordará questões que nos preocupam o onde sentimos que podemos intervir. Em breve, será publicado o programa detalhado das jornadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo